Pessoal,
Pensando na justa demanda para uma introdução à educação jesuítica que emergiu na aula passada, resolvi mudar o programa da disciplina. Assim, a próxima aula que seria uma sensibilização sobre a História da Educação como campo disciplinar e como ferramenta para a reflexão sobre o presente foi transformada em uma panorâmica sobre a educação na América Portuguesa. Para tanto, indico uma nova bibliografia (que em parte pode ser acessada na internet). Peço que peguem o novo programa neste link. De fato, as mudanças abrangem as aulas do dia 12 e 19 de agosto, como explicito abaixo.
Agosto:
Dia 12: (Aula 2) – Aula expositiva: Breve introdução sobre a educação na América portuguesa.
Bibliografia Básica: HILSDORF, M.L e CUSTÓDIO, M. O colégio dos jesuítas de São Paulo: que não era colégio nem se chamava São Paulo. Revista do IEB, nr. 39, 1996, p. 169-180. (http://www.ieb.usp.br/ieb/revista/revista039/rev039mhilsdorf.pdf).
FRAGOSO, M.X. O ensino régio na capitania de São Paulo (1759-1801). São Paulo: FEUSP, 1972.
Unidade I: A educação no Brasil Império
Dia 19: (Aula 3) – Primeira parte da aula: Tema 1: História da Educação: o ofício do historiador e as fontes históricas (legislação e documentação oficial). Aula expositiva e discussão de texto de referência da aula.
Bibliografia da aula: FARIA FILHO, Luciano. A legislação escolar como fonte para a História da educação: uma tentativa de interpretação. In: _____. Educação, modernidade e civilização. Belo Horizonte: Autêntica, 1998, p.89-125.
Bibliografia complementar: LOPES, Eliane Marta & GALVÃO, Ana Maria. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
Segunda parte da aula: Tema 2: A constituição do sistema público de ensino: o Brasil independente.
Documentos: “Lei de 15 de outubro de 1827”.
“Discurso recitado pelo exmo presidente, Manuel Felisardo de Souza e Mello, no dia 7 de janeiro de 1844, por occasião da abertura da Assembléa Legislativa da provincia de S. Paulo. S. Paulo, Typ. do Governo, 1844” e
“Mapa nr. 5”. (http://www.crl.edu/content/brazil/sao.htm).
Bibliografia da aula: Mattos, Ilmar.. Construtores e Herdeiros: a trama dos interesses da construção da unidade política Almanack brasiliense, número 1 maio de 2005 (http://www.almanack.usp.br/neste_numero/n01/index.asp?tipo=forum&edicao=1&conteudo=11).
Atividade 1: A classe será dividida em 9 grupos que irão analisar os documentos e preencher uma ficha síntese.
Um abraço e boa semana!
Diana
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
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